Comunicação na era digital: você está atirando flechas para um alvo que mudou de lugar?

Comunicação na era digital: você está atirando flechas para um alvo que mudou de lugar?

Os meios de comunicação foram impactados pelo cenário de transformação digital. Surgiram novos canais, formas de se comunicar e consumir informação. Como reflexo, as pessoas deixaram de se comunicar como antes. Agora, querem agilidade e fácil acesso aos assuntos de interesse.   

A velocidade com que a informação é compartilhada e a transição aos novos meios/veículos são fatores fundamentais para que seu conteúdo continue sendo consumido. Precisamos nos adaptar! E é isso que vamos te mostrar nesse conteúdo. 

Você está atirando flechas para um alvo que mudou de lugar? 

Por muito tempo, a comunicação da sua empresa foi centralizada em veículos de massa e meios de comunicação tradicionais. Jornais e revistas das grandes cidades, rádio, televisão e outdoors. Tudo isso fazia parte do seu plano de comunicação, que seguia um fluxo de mão única.  

Sempre que existia a necessidade de passar uma nova mensagem, você sabia exatamente quais canais usar: os “principais”. Porém, era sempre muito difícil medir os resultados e segmentar seu público de forma efetiva.​ 

Com o passar do tempo, a tecnologia evoluiu e foi gerando impactos cada vez maiores na forma como é feita a comunicação: seja pelas pessoas ou pelas marcas. Surgiram novos canais e novas demandas. O público se tornou mais exigente e mais impaciente, deixou de ser apenas um receptor para participar ativamente do compartilhamento da informação. ​ 

Quando você se deu conta, sua informação não chegava mais ao público-alvo e, quando chegava, não era exatamente da forma como você havia projetado. 

Como está a mira da sua comunicação? 

flecha é sua informação e quando você a dispara no sentido de um alvo que não é mais o mesmo, todo o esforço terá sido em vão. É preciso mudar o direcionamento junto ao alvo e entender quais outras formas de transmitir a mensagem podem ser mais eficazes. ​ 

Tão importante quanto isso é entender que essa não será a única mudança do alvo. Agora, ele muda de lugar constantemente – e, com isso, o nível de dificuldade para acertá-lo está cada vez maior. ​ 

E agora?​ 

​Agora sua comunicação precisa ser planejada estrategicamente e, para essa estratégia, é preciso entender que será necessário estar presente nos canais em que seu público-alvo consome a maior parte das informações: no cenário digital. ​ 

Sites, blogs nichados e redes sociais são os novos veículos tradicionais – o que não significa que você tem de esquecer dos grandes jornais ou da comunicação offline, mas sim que a sua comunicação, para ser efetiva, deve considerar todos esses canais.​ 

Mais do que isso, é preciso entender que, para cada um desses canais, é necessário que sua mensagem seja adaptada, levando em conta não apenas a plataforma, mas o timing de compartilhamento da informação e a mudança de comportamento dos públicos. ​ 

Essa comunicação multiplataforma recebe o nome de Long Tail PR, metodologia que une a tradição do PR à necessidade de inovação e adaptação da informação ao cenário de transformação digital, criando mensagens impactantes, de qualidade e longa data. ​ 

​Por isso, a Mestieri faz, na verdade, Long Tail PR!​ E você, vai continuar mirando na direção errada?​

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